sábado, 22 de dezembro de 2018

Configurar a internet no Debian

Com fios


Verifico o nome das interfaces de rede com o comando iwconfig. Preciso estar logado como root:












No meu caso a interface com fios é enp4s0.

Agora eu abro o arquivo /etc/network/interfaces com o comando

# nano /etc/network/interfaces

e deixo com as seguintes configurações:

auto lo
iface lo inet loopback

auto enp4s0
allow-hotplug enp4s0
iface enp4s0 inet dhcp














Depois eu reinicio a rede com o comando:

# /etc/init.d/networking restart

Isso deve ser o suficiente para fazer a rede funcionar.


Rede sem fios.


Como eu já digitei o comando iwconfig e ja sei que o nome da interface sem fios, que é wlp2s0b1, eu vou no arquivo de configuração:

# nano /etc/network/interfaces 

E acrescento no final:

allow-hotplug wlp2s0b1
iface wlp2s0b1 inet dhcp


Salvo e saio. Reinicio o serviço de rede:

# /etc/init.d/networking restart 

Ou reinicio o sistema.

# reboot 

Após, deverá aparecer as informações de rede sem fios no gerenciador de redes para a configuração. Eu utilizo o wicd.
Para instalar o wicd, eu utilizo o comando:

# apt install wicd wicd-client

Para rodar eu utilizo o comando:

# wicd-client 

Vou em: Preferences → General Settings
Coloco as devidas interfaces wireless (wlp2s0b1) e wired (com fio - enp4s0 ou deixe em branco).
Em External Programs, marco a opção "dhclient", e clico em OK.
Ao escolher a rede a qual vou conectar, a janela pedindo a senha abre automaticamente.
Caso contrário, na janela principal, vou em "Propriedades" da rede que quero, e marco a opção "Usar encriptação" se não estiver marcado. Depois escolha "WPA 1/2 (Passphrase)" e em "Key", coloco a senha da rede Wireless.
Dou OK. Na janela principal, marco a opção "Conectar automaticamente a esta rede" e fecho.
Assim, cada vez que iniciar, o Debian conectará automaticamente na rede Wireless.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualizando para o Debian 10

Repositórios Oficiais Debian 10 - Buster Abrindo o arquivo sources.list como super-usuário No arquivo /etc/apt/sources.list encontra...